Na noite desta segunda-feira (28), estivemos na Escola Municipal Nair Rebelo dos Santos, no bairro Vila Nova, para apresentar nosso projeto e uma oficina para os alunos do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). A atividade estava prevista como uma das nossas contrapartidas ao município do projeto que aprovamos no Edital 2016 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Através desse edital, temos desenvolvido nosso trabalho ao longo do último ano.

Foi muito bacana para a gente – Isadora, Alcides e Thiago – a oportunidade de dividir um pouco do que temos feito com os alunos do EJA. Mostramos como o Retratos de Porto Belo funciona, como produzimos as reportagens e apresentamos os conteúdos que resultam do nosso trabalho. Além disso, falamos sobre as técnicas da entrevista, da fotografia e do audiovisual. Legal ver o pessoal atento a isso tudo.

Ao final, propusemos, em parceria com a professora Ana Patrícia Binder, para que os alunos produzam suas próprias reportagens. A intenção é que eles entrevistem alguém, aos moldes do que fizemos no Retratos, produzam um pequeno vídeo e, se tiverem interesse, um texto sobre essa pessoa.

Os que escolherem entrevistar personagens que tenham ligação com a escola poderão apresentar seus trabalhos durante as comemorações de 25 anos da Nair Rebelo dos Santos, neste mês de setembro. No fim da apresentação, simulamos uma entrevista com alguns alunos para tentar demonstrar, na prática, como pode ser feita essa produção.

A nós, resta agradecer todo o empenho e atenção da professora Ana, que nos recebeu muito bem desde o primeiro momento; à diretora da escola, Adriana Carvalho Schimiguel; às demais professoras, que acompanharam a atividade; à Fundação Municipal de Cultura, que, através da presidente Cristiani de Jesus, viabilizou a parceria com a escola; e, claro, aos alunos do EJA, que estiveram conosco em uma noite muito agradável e de troca de experiências muito válidas para nós. Esperamos que para todos eles também.