A reclusão forçada pela quarentena em decorrência da pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de efeitos colaterais. A maioria, claro, negativos. No entanto – como em tudo na vida – há aspectos positivos que merecem ser percebidos. No mundo da música, um dos mercados mais afetados pela crise de saúde, certamente as lives conquistaram posição de destaque quase inimaginável pouco tempo atrás. Considerando a interação social, de maneira mais ampla, a união das pessoas em ações de solidariedade também pode ser apontada como alento para o período difícil que enfrentamos.

É comum, inclusive, que artistas aliem esses dois destaques do momento, potencializando movimentos de ajuda a pessoas que enfrentam condição de vulnerabilidade social, geralmente as mais afetadas pela pandemia. É exatamente esse caminho que propõe a união entre o projeto Retratos de Porto Belo e a banda Música Orgânica, em uma live na página do Facebook do Retratos, no domingo (19), às 16h.

Durante a live, o trio Música Orgânica apresenta canções do seu primeiro disco (“O dia do despertar”, 2016) e algumas músicas do seu segundo trabalho, que está em fase de produção. Haverá, também, sorteio de diversos brindes para a audiência. O fato mais importante do projeto conjunto, no entanto, é a arrecadação de contribuições espontâneas em dinheiro e alimentos não perecíveis, que serão revertidos para famílias da cidade de Porto Belo. As doações em dinheiro já podem ser feitas, basta clicar aqui.

Música Orgânica: trio tem um trabalho gravado e outro em produção

 

O jornalista Alcides Mafra, um dos integrantes do projeto Retratos de Porto Belo, comenta a iniciativa: “Enquanto projeto cultural e com essa identificação forte que ele tem com o município, pensamos na possibilidade de contribuir de alguma forma com as pessoas que estão passando por dificuldades na cidade. Logo surgiu a possibilidade de convidarmos o pessoal do Música Orgânica, que são nossos parceiros há muito tempo, nossos trabalhos estão se cruzando em diversas ocasiões”.

“O mais especial é essa união dos nossos projetos em prol de algo que vai além da movimentação cultural, buscando contribuir de alguma forma nesse cenário complicado. Juntarmos as forças é do que mais precisamos nesse momento e poder fazer isso com esse grupo de parceiros de longa data é muito bacana”, comenta o percussionista do Música Orgânica Carlinhos Ribeiro. “Isso reforça muito a nossa convicção de que a arte é uma importante ferramenta de transformação”, finaliza.

As contribuições serão arrecadadas através de transferência bancária, pagamento com cartão e também em pontos físicos para entrega de alimentos. A distribuição dos donativos será feita em conjunto com a Secretaria de Assistência Social do município, que realiza o acompanhamento das famílias que mais necessitam de apoio.

Retratos de PB: Projeto documenta histórias de moradores da cidade desde 2015

 

Serviço:

O quê: Live Solidária Retratos + Música Orgânica;
Quando: 19 de julho (domingo), às 16h;
Onde: Página do projeto Retratos de Porto Belo no Facebook;
Quanto: contribuições espontâneas (clique aqui e contribua) e arrecadação de alimentos não perecíveis em pontos físicos. Transferência bancária: Caixa Econômica Federal – Agência: 1795, Operação: 013 (Poupança), Conta: 34619-3, Isadora Manerich Dias.

Compartilhe